Quantcast
Channel: Estação Windows » Office
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Windows 8 virá em 109 idiomas

$
0
0

Windows 8

O usuário, em qualquer versão do sistema (não somente as mais avançadas, como agora) poderá trocar o idioma da interface.

A Microsoft divulgou hoje uma novidade bem-vinda para milhões de usuários do Windows no mundo todo. No Windows 8, o recurso de escolher o idioma do sistema operacional estará disponível  para “todo mundo, em qualquer lugar”. Até agora, com o Windows 7, só têm o privilégio da troca de idioma os donos das versões mais avançadas do sistema. Usuários, por exemplo, do Windows Home Premium não têm esse recurso. A empresa considerava o idioma algo relativo ao “mercado local”. Por isso só tinham a opção de trocar o idioma as versões destinadas a profissionais ou a empresas.

O raciocínio era: se o usuário está comprando o Windows no Brasil, logo ele quer o Windows em português brasileiro, e fim de papo. Agora, observando seu próprio país, a Microsoft notou que 20% dos americanos falam em casa algo diferente do inglês. Só o contingente dos falantes domésticos de espanhol corresponde a 12,4% dos americanos, o equivalente a 35,5 milhões de pessoas.

Segundo o blog Criando o Windows 8, a nova versão do sistema virá com suporte a 109 idiomas – 14 a mais que o Windows 7. Ao mesmo tempo, a possibilidade de escolher uma ou mais dessas línguas estará disponível em todas as máquinas, e não apenas naquelas que têm as versões mais avançadas do sistema.

Assim, qualquer usuário do Windows 8 poderá fazer o sistema falar mais de um idioma e alternar entre as opções escolhidas. O único ponto que o blog não deixa claro é se esse recurso já estará disponível no Consumer Preview, que será lançado na próxima quarta-feira, 29/2.

*

À medida que se aproxima a liberação da versão beta (ops, Consumer Preview) do Windows 8, mais  informações a respeito do sistema  e de outros produtos vão sendo, pouco a pouco, reveladas pela Microsoft ou garimpadas pela imprensa.

Eis uma lista de novidades:

Visual Studio 11 beta

Visual Studio 11 beta: ajustado à interface Metro

- Windows Server 8 e Visual Studio 11
Junto com o Windows 8 Consumer Preview, sairão também as versões beta do Windows Server 8 e do Visual Studio 11. Voltado para empresas, o Server 8 fará a contraparte na retaguarda dos sistemas clientes.

O Visual Studio, ferramenta de desenvolvimento, deve trazer recursos que permitem a criação de aplicativos segundo o novo figurino do Windows, a interface Metro. Naturalmente, como o velho padrão desktop ainda permanecerá vivo, o VS 11 – acredito – precisará ter funções anfíbias, para gerar produtos nos dois modelos.

O site The Verge publicou uma tela do Visual Studio (acima). O aspecto geral não difere muito das telas de outras versões. Nota-se, no entanto, a mesma tendência dos outros produtos a telas com poucas cores e sem recursos de 3D.

- Windows Live e Zune
Com o Windows 8, as marcas Windows Live e Zune desaparecem. O Zune, que era listado nos menus do Windows Phone, some por completo. Em vez de Zune Music Player, apenas Music. Em lugar de Zune Video Player, só Video. Na área do Windows Live, a tendência é também a simplificação. Veja as mudanças:

- Microsoft Account (em vez Windows Live ID)

- Mail (Windows Live Mail)

- Calendar (Windows Live Calendar)

- People (Windows Live Contacts)

- Photos (Windows Live Photo Gallery)

Os nomes SkyDrive e Hotmail se mantêm.

- SkyDrive
Na interface Metro do Windows 8 haverá um app para o SkyDrive, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele o usuário poderá acessar arquivos armazendado na internet usando diferentes dispositivos: PC, tablet, smartphone. Esta pista sobre o SkyDrive foi dada oficialmente no blog Construindo o Windows 8.

- Office 15
A faixa de opções continua a existir na próxima encarnação da suíte de escritório. Em telas da versão Technical Preview vazadas recentemente, a faixa aparece minimizada. A interface do produto, pelo menos nessa versão de teste, parece mais espartana, com reduzido uso de cores, bem no estilo da interface Metro. Possivelmente, haverá uma espécie de touch mode, um modo em que o programa fica preparado para ser usado em telas sensíveis ao toque, independente de teclado e mouse.

Não está claro se haverá a liberação de uma versão do Office 15 para o público. Aparentemente, não.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images